quinta-feira, agosto 05, 2010

OpenIDEO - uma plataforma que gera ideias

A IDEO, empresa líder em consultoria de design e inovação, está lançando um projeto chamado OpenIDEO.

A ideia consiste em abrir um espaço para a captação de ideias, mas diferentemente de muitos projetos, ter uma causa verdadeira, com uma proposta, um desafio. Este desafio vai estimular a criatividade de pessoas comuns, as pessoas vão se inspirar, gerar conceitos, mandar suas ideias, e por fim, selecionar quais foram as melhores.

Alguns desafios já foram lançados no site, como por exemplo o da criação de um logotipo que inspire o projeto, ou outro criado por Jamie Oliver (vencedor do prêmio TED do ano passado): "De que maneira podemos aumentar a consciência dos filhos com os benefícios de uma alimentação saudável?". Até o momento já são 520 inspirações, 112 conceitos, e 1806 usuários cadastrados.

De acordo com o CEO Tim Brown, existem ideias que são melhores quando pensadas em pequenas equipes e outras quando são criadas por uma comunidade. O objetivo desse projeto é descobrir se é possível 'orquestrar' essas duas possibilidades para conseguir melhores resultados. Segundo ele, é um "admirável mundo novo, ninguém sabe realmente o que vai acontecer".

O site do projeto afirma que as ideias não são escassas, e não se trata de 'coletar ideias por coletar'. São ideias inspirando ideias.

Veja o video explicativo do projeto.




via